terça-feira, 30 de outubro de 2007

O que é DIRPF x Dirf?

O que é DIRPF x Dirf?

Reposta: É o de cruzamento de dados das Declarações de Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf) com as Declarações de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física - DIRPF.

O que é leiaute?

O que é leiaute?

Reposta: Ë o formato definido pela SRF para que o declarante possa através deste gerar o arquivo txt para importação (PGD) ou analise (PAGD). Vide anexo I – Leiaute do arquivo magnético, IN SRF nº. 670/2006.

No preenchimento ou importação de dados pelo PGD e na utilização do PAGD deverá ser observada a tabela de códigos do ano-calendário da retenção.

domingo, 28 de outubro de 2007

Fome de filmes

Fome de filmes

Gazeta Mercantil - São Paulo,SP,Brazil

Segundo o artigo citado por ele, empresas de capital estrangeiras na área de audiovisual que operam no Brasil podem utilizar até 70% do Imposto de Renda
...Veja todos os artigos sobre este tópico

sábado, 27 de outubro de 2007

O que é o Receitanet Java ?

O que é o Receitanet Java ?

R: Receitanet Java é o aplicativo que permite a transmissão, em vários sistemas operacionais, das declarações/arquivos gerados pelos programas desenvolvidos em Java.

O aplicativo foi disponibilizado nas seguintes modalidades para utilização de acordo com o sistema operacional: Receitanet Java para Windows, Linux, Mac OSX e a versão sem o arquivo executável do instalador, o arquivo .JAR para qualquer sistema operacional. Esta última destina-se aos usuários ou administradores de sistemas que necessitam maior flexibilidade na instalação.

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Acordo reduz burocracia para abertura de empresas

Acordo reduz burocracia para abertura de empresas

Correio Braziliense - Brasília,DF,Brazil

Se antes era preciso solicitar o número de CNPJ da empresa junto à Receita Federal e depois o de inscrição na Secretaria de Fazenda do DF, agora somente o

...Veja todos os artigos sobre este tópico

Empresas sem burocracia

Empresas sem burocracia

clicabrasilia.com.br - Brasília,DF,Brazil

Convênio com a Secretaria da Receita Federal se propõe a reduzir o prazo para 72 horas Abrir ou fechar uma empresa no Distrito Federal vai ficar mais fácil.

...Veja todos os artigos sobre este tópico

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Receita Federal no Recife amplia horário de atendimento

Receita Federal no Recife amplia horário de atendimento

pe360graus.com - Recife,Pernambuco,Brazil

A Central de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal mudou seu horário de atendimento. Agora o público pode ter acesso aos serviços desde as 7h e não

...Veja todos os artigos sobre este tópico

Receita combate venda irregular de importados

Receita combate venda irregular de importados

Pernambuco.com - Recife,PE,Brazil

A Receita Federal do Brasil deflagrou hoje (18) a operação Carga Aérea com o objetivo de identificar e combater a venda irregular de produtos importados no

...Veja todos os artigos sobre este tópico

Greve de funcionários da Receita Federal

Greve de funcionários da Receita Federal do Brasil pode prejudicar ...

O Globo Online - Rio de Janeiro,RJ,Brazil...

podem ser prejudicados com a greve nacional de técnicos e analistas do INSS que trabalham para a Receita Federal do Brasil, a chamada Supereceita. ...Veja todos os artigos sobre este tópico

Adesão ao programa de nota fiscal é lenta

Adesão ao programa de nota fiscal é lenta

A Gazeta de Limeira - Limeira,SP,Brazil

“Os clientes sabem do programa, mas estão com receio na hora de declarar o imposto de renda, pois seu documento e seus gastos ficarão registrados”. ...Veja todos os artigos sobre este tópico

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Dúvida sobre Aditivo ao contrato de compra e venda

Deve ser emitida DOI Normal ou Retificadora no caso de aditivo ao contrato de compra e venda alterando o valor da operação? Se Retificadora, a data da lavratura é a mesma da compra e venda ou do Aditivo?

R: Nessa hipótese devem ser observadas as condições a seguir:

a) se a DOI foi entregue à Secretaria da Receita Federal e o aditivo foi efetuado "em Tempo", ou seja, no próprio documento anteriormente registrado, lavrado etc, deve ser emitida DOI Retificadora, informando como data de lavratura, a data do contrato de compra e venda;

b ) se a DOI foi entregue à Secretaria da Receita Federal e o aditivo foi efetuado em novo ato lavrado, ou seja, elaborou-se nova escritura, deve-se emitir DOI Normal. Na ficha "Informações sobre a Alienação", campo "Tipo de Transação" deve ser assinalada a opção "Retificação do Ato" e como data da lavratura informar a data do novo ato lavrado.

Dúvida sobre Arrolamento de bens

Que tipo de transação deve ser informada na DOI no caso de lavratura de escritura pública de arrolamento de bens, tendo em vista que essa situação não está contemplada na relação apresentada pelo Programa Gerador da Declaração?

R: O arrolamento de bens não caracteriza transferência de titularidade do imóvel, portanto, não cabe a apresentação de DOI.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Receita recebeu 23,5 milhões de declarações de isento

Receita recebeu 23,5 milhões de declarações de isento

Globo - Brazil

A Receita Federal recebeu até a tarde desta sexta-feira (28) 23,5 milhões de declarações de isento, que funcionam como uma renovação do CPF. ...Veja todos os artigos sobre este tópico

domingo, 21 de outubro de 2007

Pagamento das Quotas do IRPF 2007

Pagamento das Quotas do IRPF 2007

A 7ª quota vence em 31 de outubro e seu valor deverá ser acrescido de juros à taxa de 5,7%.

Programa Sicalc - Cálculo e impressão do Darf

Download dos Arquivos para instalação completa (Versão 3.103.51 de 19/10/2007)

Download do Arquivo de atualização do dia 19 de outubro de 2007 (para usuários que efetuaram "download" até essa data)

Informações úteis sobre o Sicalc

Orientações para utilização do Sicalc no caso de Auto de Infração de DCTF

Observações:

1. Configuração do computador.

Antes de utilizar o programa Sicalc, verifique se a configuração da data em seu computador está no formato dd/mm/aaaa. Caso não esteja, modifique-a através do botão INICIAR/Painel de controle/Opções Regionais/Data.
2. Atualização Sicalc.
O programa Sicalc é atualizado mensalmente pela taxa Selic no primeiro dia útil do mês. Caso ocorra dificuldade de visualização da última versão, é adequado excluir os arquivos temporários armazenados e limpar o histórico das páginas visitadas na Internet do seu navegador (Ferramentas ou Exibir/Opções da Internet...).

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Consulta declarações entregues 2007

Consulta declarações entregues 2007

link acesso rapido

http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.App/Index.asp

5º Lote de Restituição do IRPF 2007

5º Lote de Restituição do IRPF 2007

O valor terá correção de 5,7% e estará disponível nos bancos a partir do dia 15/10.

Receita libera 5º lote de restituição do IR nesta segunda

Receita libera 5º lote de restituição do IR nesta segunda
JC OnLine - Recife,PE,Brazil

A Receita Federal libera nesta segunda-feira (15) o quinto lote de restituição do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF) referente ao exercício de 2007

...Veja todos os artigos sobre este tópico

Declaração de isento pode ser feita nos telecentros

Declaração de isento pode ser feita nos telecentros

A Tarde On Line - Salvador,BA,Brazil
Cada telecentro dispõe de 10 computadores, que serão liberados para declarações de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários: Cajazeiras,
...Veja todos os artigos sobre este tópico

sábado, 13 de outubro de 2007

II Seminário da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE

Já estão abertas as inscrições para o II Seminário CNAE, que acontecerá nos dias 05 a 07 de novembro em Curitiba-PR, no Estação Embratel Convention Center, em Curitiba-PR.

As inscrições são gratuítas e poderão ser realizadas até o dia 22 de outubro.

Confissão de débitos prazo para entrega

A Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) alerta que o prazo para aqueles que não entregaram DSPJ (para fatos geradores até 31 de dezembro de 2006), DCTF ou GFIP ou que necessitavam retificar essas declarações para confessar débitos a serem incluídos no parcelamento especial do Simples Nacional para a confissão de débitos a serem incluídos no parcelamento especial para ingresso no Simples Nacional, de que trata a Instrução Normativa RFB nº 767, de 15 de agosto de 2007, esgotou em 5 de outubro de 2007.

Para os débitos referentes a fatos geradores ocorridos entre 1º de janeiro de 2007 e 31 de maio de 2007, de responsabilidade das microempresas (ME) ou empresas de pequeno porte (EPP), o prazo é 31 de outubro de 2007, conforme consta na Instrução Normativa RFB nº 776, de 14 de setembro de 2007. Esses débitos deverão ser declarados por meio do programa gerador da Declaração Simplificada da Pessoa Jurídica - Simples 2008 (DSPJ - Simples 2008), aprovado pela Instrução Normativa RFB nº 775, de 14 de setembro de 2007, para que sejam incluídos no parcelamento especial.

Cumprindo esse prazos, o contribuinte optante pelo Simples Nacional que tenha débitos ainda não constituídos estará garantindo a inclusão desses no parcelamento especial, evitando a sua exclusão do Simples Nacional.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Como obtenho o número do recibo para poder retificar a Dirf?

Como obtenho o número do recibo para poder retificar a Dirf?

Resposta:

1- Se você ainda tem a declaração gravada para entrega a SRF, basta imprimir novamente o recibo através da opção Declaração - Imprimir.

2- Se o complemento de recibo da declaração (REC) foi perdido, ou está corrompido, basta reenviar a declaração (exatamente igual) e o recibo será novamente gravado na unidade onde está a declaração.

3- Se você não tem mais a declaração gravada para entrega a SRF, mas ainda tem os dados da declaração no programa Dirf 2007, grave a declaração para entrega a SRF (exatamente igual) e a declaração o número do recibo será gravado. Para obter o complemento de recibo da declaração (comprovante de entrega) siga o passo 2.

4- No assistente de impressão (recibo, declarações já transmitidas), em uma das colunas é exibido o número do recibo.

5- Não resolvendo através de nenhuma das opções acima, favor dirigir-se à unidade da SRF mais próxima de sua jurisdição devidamente identificado como representante da empresa e solicitar o referido número.

Ensino a Distância (EaD)

Ensino a Distância (EaD)


Cursos, tutoriais e "dicas" para facilitar o cumprimento das obrigações acessórias.

DCTF - Clique aqui e aprenda o correto preenchimento da DCTF. É mais simples do que parece.

Dacon Mensal 1.0 - Aqui você encontrará informações básicas sobre o Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais Mensal - Dacon Mensal 1.0, tais como: histórico, exemplos de Créditos & Não-Cumulatividade, Fichas do PGD e algumas Questões Interessantes.

domingo, 7 de outubro de 2007

Receita antecipa consulta ao quinto lote de restituição

Receita antecipa consulta ao quinto lote de restituição

Correio da Bahia - Salvador,BA,Brazil

Para saber se já teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar o site da Receita, clicar na seção IRPF – Consulta declarações entregues e ...Veja todos os artigos sobre este tópico

sábado, 6 de outubro de 2007

5º Lote de Restituição do IRPF 2007

O valor terá correção de 5,7% e estará disponível nos bancos a partir do dia 15/10.


Observações:

a) CPF - deve ser informado completo, inclusive com o dígito verificador, sem separadores de números, pontos ou traços.

b) Código impresso ao lado - digite os 4 caracteres da imagem. Essa informação ajuda a Receita Federal do Brasil a evitar consultas por programas automáticos, que dificultam a utilização do aplicativo pelos demais contribuintes.

c) Para que a consulta funcione corretamente, é necessário que seu navegador esteja habilitado para gravação de "cookies".

consulte aqui

http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.App/Index.asp

Receita libera consulta ao 5o lote de restituição

Receita libera consulta ao 5o lote de restituição

Gazeta Mercantil - São Paulo,SP,Brazil

São Paulo, 5 de outubro de 2007 - O quinto lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2007, ano-base 2006, já está disponível para ...

Veja todos os artigos sobre este tópico

Prazo de entrega para declarações de isentos vai até 30 de novembro

Prazo de entrega para declarações de isentos vai até 30 de novembro

Rondo Notícias - Porto Velho,RO,Brazil

O prazo de entrega da Declaração Anual de Isento (DAÍ 2007) encerra no próximo dia 30 de novembro. Quem recebeu menos de R$ 14.992,32 em 2006 deve entregar ...

Veja todos os artigos sobre este tópico

Prazo para isenção de IPTU de aposentados de Nova Odessa vai de 1º

Prazo para isenção de IPTU de aposentados de Nova Odessa vai de 1º ...

Nova Odessa - Nova Odessa,SP,Brazil

A isenção será válida para o exercício 2008. "Esta isenção tem um caráter estritamente social, ela só vale para aqueles que ganham até dois salários mínimos ...

Veja todos os artigos sobre este tópico

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Certidão Negativa de Débitos Relativos a Tributos Federais.

Certidão Negativa de Débitos Relativos a Tributos Federais.
Imóvel Rural

Orientações Gerais

Emissão da Certidão

Confirmação da Autenticidade das Certidões Emitidas na Receita

Como regularizar débitos inscritos em Dívida Ativa

Dívida Ativa

1. Como regularizar débitos inscritos em Dívida Ativa se o contribuinte procedeu ao recolhimento ou possui decisão judicial suspendendo a exigibilidade antes da data de inscrição?

Resp.: O contribuinte deverá apresentar à unidade da SRF de seu domicílio fiscal demonstrativo, para cada processo, se for o caso, contendo a relação discriminada dos débitos inscritos e seus respectivos pagamentos (apresentar cópia dos Darf ) e, no caso de decisão judicial, apresentar:

-cópia simples da petição inicial;
-cópia simples dos depósitos judiciais, quando for o caso;
-cópia simples da certidão de objeto e pé (narratória) emitida nos últimos 90 dias.
As compensações autorizadas judicialmente deverão ser acompanhadas de demonstrativo das compensações efetuadas.
Apresentar ainda, conforme a justificativa da suspensão:

-cópia simples de despacho judicial determinando a suspensão da exigibilidade do crédito tributário para os casos de tutela antecipada/medida cautelar.
-cópia simples de liminar suspendendo a exigibilidade do crédito tributário para os casos de mandado de segurança.
-cópia simples de depósito judicial ou administrativo para os casos de depósito do montante integral.

(Port. Conj. SRF/PGFN nº 1, de 12/05/99)

2. A existência de débitos inscritos em Dívida Ativa, impedirá a emissão de Certidão Negativa na SRF?

Resp.: Não. Os débitos relativos a tributos e contribuições federais administrados pela SRF inscritos em Dívida Ativa constarão das certidões emitidas pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional quanto à Dívida Ativa da União.

Arrolamento de Bens

1. Quando um contribuinte tem seus bens e direitos sujeitos ao arrolamento?

Resp.: Quando possuir débitos de sua responsabilidade cuja soma, sendo igual ou superior a R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais), ultrapasse 30% do seu patrimônio conhecido.

2. Qual o objetivo principal do arrolamento?

Resp.: Agilizar a medida cautelar fiscal, preservando a eficácia da execução fiscal.(Lei nº 8.397/92 com as alterações introduzidas pela Lei nº 9.532 de 10 de dezembro de 1997).

3. Quais os bens e direitos de um contribuinte sujeitos ao arrolamento?

Resp.: Os bens constantes do seu patrimônio conhecido. No caso de pessoa física, excluem-se desse patrimônio os saldos em contas correntes bancárias e de poupança e as aplicações em títulos de renda fixa e variável.

4. Os bens e direitos do cônjuge poderão ser arrolados?

Resp.: Sim, exceto os bens gravados com cláusula de incomunicabilidade.

5. E quanto a um crédito constituído contra pessoa jurídica, quais os bens e direitos a serem arrolados?

Resp.: Serão arrolados os bens e direitos que supostamente devam constar do ativo permanente (art.4º, II, da IN SRF nº 143/98).

6. O que acontecerá após o arrolamento?

Resp.: O contribuinte, ao vender, onerar ou transferir qualquer bem arrolado, deverá comunicar à Delegacia ou Inspetoria da Receita Federal do seu domicílio fiscal no prazo máximo de 5(cinco) dias.

7. E se ele vender sem comunicar?

Resp.: Ao conhecer o fato, a autoridade administrativa deverá propor o requerimento de Medida Cautelar Fiscal.

8. Se o contribuinte quiser vender esses bens basta só comunicar à Receita Federal?

Resp.: Para a SRF, basta a comunicação. Contudo, essa comunicação deverá ensejar a análise da autoridade administrativa quanto à necessidade de propor o requerimento de Medida Cautelar Fiscal em razão da situação configurada em decorrência dessa venda.

9. Poderá ser requerida Medida Cautelar Fiscal após a venda de bens arrolados para garantia de débitos suspensos, sem comunicação à Receita Federal no prazo de (05) dias?

Resp.: Sim. O requerimento da Medida Cautelar Fiscal somente não atingirá os débitos com depósito de montante integral.

10. Como são anulados os efeitos do arrolamento?

Resp.: Os efeitos do arrolamento são anulados pelos órgãos de registro dos bens arrolados, após comunicação recebida da SRF ou da PFN, conforme o caso, sobre a extinção do crédito tributário.

11. E como os órgãos de registros serão comunicados?

Resp.: Quando ocorrer a extinção do crédito tributário, a autoridade administrativa do domicílio fiscal do sujeito passivo deverá comunicar o fato aos respectivos órgãos de registro para que eles procedam à anulação dos efeitos do arrolamento.

12. E quem seria a Autoridade Administrativa que teria competência para anular os efeitos do arrolamento nos casos de créditos liquidados ou garantidos com encaminhamento para a inscrição em Dívida Ativa?

Resp.: A competência para anular os efeitos do arrolamento é dos órgãos de registro dos bens arrolados, que assim procederão, após comunicação da SRF ou da PFN, conforme o crédito tributário esteja em fase de cobrança pela SRF ou na PFN para inscrição em Dívida Ativa.

Fundos e Clubes de Investimento

Fundos e Clubes de Investimento

1. Quem responde pelos tributos e obrigações acessórias dos fundos de investimento e clubes de investimento ?

Resp.: São os administradores ( arts. 30/32 da Lei nº 9.532/97 ). Tanto o recolhimento dos tributos deve ser feito em Darf contendo CNPJ e nome do administrador, como os valores sujeitos às Declarações ( DCTF ou DIRF ) devem ser incluídos nas respectivas declarações do administrador.

2. Qualquer integrante do Quadro de Sócios e Administradores da Empresa Administradora de Fundos e Clubes de Investimentos pode ser responsável por estes no CNPJ?

Resp.: Não, apenas o responsável pela Administradora dos Fundos e Clubes de Investimentos, deve ser o responsável por estes no CNPJ.